Teste D

Teste D Entre colunas é bem legal

quarta-feira, 3 de maio de 2023

Top 10 destinos nacionais para viajar e trabalhar com tecnologia e inovação

 Não é necessário ir ao Vale do Silício para aliar viagem e vida profissional. O Brasil oferece vários destinos que vêm se destacando em tecnologia e inovação e atraindo investimento de empresas nacionais e internacionais. Separamos 10 deles para você conhecer:

10. Pará
9. Rio Grande do Norte
8. Bahia
7. Rio Grande do Sul
6. Goiânia
5. Rio de Janeiro
4. São Paulo
3. Santa Catarina
2. Minas Gerais
1. Pernambuco

Destinos nacionais para viajar e trabalhar com tecnologia e inovação

10. Pará

Pará

O Pará é conhecido por sua gastronomia e cultura de influência indígena e religiosa, mas também é uma das regiões nacionais que vêm investindo cada vez mais em inovação.

Na cidade de Belém é possível conhecer diversas empresas de tecnologia, e a Universidade Federal do Pará é referência na formação de profissionais na área.

9. Rio Grande do Norte

Rio Grande do Norte

Famoso por suas praias e dunas, o Rio Grande do Norte tem estado em foco quando o assunto é tecnologia e inovação. O Parque Tecnológico Metrópole Digital, em Natal, é um dos centros de inovação da região, que oferece suporte e capacitação para empresas e profissionais locais.

Outros locais de destaque são Mossoró, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte e o  Parque Tecnológico Augusto Severo, que desenvolve projetos principalmente para as indústrias naval e aeronáutica.

8. Bahia

Trabalhar com tecnologia e inovação na Bahia

Praia, axé e acarajé é apenas um recorte do estado da Bahia, há também uma cultura de tecnologia se desenvolvendo na região com o surgimento de alguns polos tecnológicos, como o Parque Tecnológico da Bahia, situado em Salvador, que é um importante conglomerado de startups e iniciativas de capacitação profissional na área.

Salvador também conta com o SENAI Cimatec Park, que tem foco na indústria 4.0, o Parque Tecnológico de Vitória da Conquista e o Parque Tecnológico de Ilhéus. As cidades de Feira de Santana e Juazeiro também têm ficado em evidência entre a comunidade empreendedora.

7. Rio Grande do Sul

Polo Tecnológico Rio Grande do Sul

Ainda que tenha como principal setor a agricultura, o Rio Grande do Sul conta com alguns pólos tecnológicos. O principal é o Tecnopuc, que abriga empresas como HP e Dell, além de startups e muitos pesquisadores e especialistas em inovação.

O estado reúne, ainda, o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, em Porto Alegre, o Tecnosinos, em São Leopoldo, e o Parque Zenit, em Pelotas. Cidades como Caxias do Sul, Santa Maria e Passo Fundo também têm se destacado no setor.

6. Goiás

Goiás

Com rica cultura e ampla área verde, Goiânia, capital de Goiás, é um destino popular, e pode fazer ainda mais sentido se você procura um lugar que investe no setor de tecnologia e inovação. A cidade é lar de diversas empresas e instituições de pesquisa, sendo considerado um importante parque tecnológico para biotecnologia e energias renováveis.

Há ainda o Parque Tecnológico Samambaia e a região da Avenida 136, que conta com muitas startups de software, marketing e e-commerce.

5. Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro atrai turistas por suas praias e passeios culturais, mas também é reconhecido como um polo tecnológico que abriga empresas como IBM, Cisco e EMC, além de diversas startups e incubadoras.

Vale mencionar também o Parque Tecnológico da UFRJ, um centro de inovação em áreas importantes como biotecnologia, energia, meio ambiente e TI. Alguns outros importantes centros em expansão no estado são Niterói e Petrópolis.

4. São Paulo

Trabalhar com tecnologia e inovação em São Paulo

São Paulo é o estado mais desenvolvido do Brasil e sua capital é considerada o Vale do Silício Brasileiro, afinal, abriga grandes empresas de tecnologia como Google, Facebook, Microsoft e outras startups. Fora a parte profissional, São Paulo oferece passeios para todos os gostos e bolsos para quem quer conhecer a cidade.

Ainda no estado de São Paulo, o Parque Tecnológico de São José dos Campos também recebeu importantes empresas como Embraer, Boeing, Johnson & Johnson e companhias do ramo de biotecnologia, automação, robótica e energia. São Carlos também é um importante expoente de pesquisa na área.

3. Santa Catarina

Trabalhar com tecnologia e Inovação em Santa Catarina

Eleita a segunda cidade mais empreendedora do Brasil, Florianópolis começou sua estrada no ramo de tecnologia com a criação da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras na década de 80. Hoje, são mais de 600 startups que faturam mais de R $1 bilhão por ano.

Um dos principais fatores que fazem Florianópolis um importante centro tecnológico são as universidades, que não só têm formado profissionais na área mas também desenvolvido projetos e pesquisas. Há também incentivo fiscal e facilidades para empreendedores. 

Joinville também tem se destacado nos setores de software e Blumenau em tecnologia para os setores têxtil e de moda.

2. Minas Gerais

Trabalhar com tecnologia e inovação em Minas Gerais

Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, tem ganhado destaque no ramo de tecnologia e inovação através do São Pedro Valley, uma comunidade de startups que busca fomentar o empreendedorismo local. O projeto já conta com 200 startups e ainda se beneficia com o Seed, projeto fomentado pelo governo para desenvolver mais de 40 empresas a cada semestre.

Quem busca trabalhar com tecnologia em fintech, edtech, healthtech e agrotech se sentirá em casa, e a chance de networking com todos estes profissionais é única. A cidade ainda é famosa por ter muitos bares e restaurantes excelentes.

1. Pernambuco

Trabalhar com tecnologia e inovação em Recife

Criado em 2000, o projeto Porto Digital fez de Recife um dos principais pólos tecnológicos brasileiros. O parque tecnológico foi criado com o objetivo de estimular a inovação e economia criativa e atraiu diversas empresas como Microsoft, IBM, Samsung, LG e outras startups.

São mais de 250 empresas, 7 mil profissionais e um faturamento anual de R $1 bilhão. Se precisar de mais motivos para visitar a cidade, saiba que Recife é conhecida por suas praias, gastronomia nordestina e passeios culturais imperdíveis.


Procurando por mais dicas de viagem? Veja aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário