Lisboa é uma cidade que proporciona diversos tipos de programas para todos os gostos. Se você prefere uma viagem cultural, com uma grande bagagem histórica, existem diversos museus reconhecidos internacionalmente que podem agregar ao seu roteiro de viagem.
Por isso, selecionamos um Top 10 dos museus em Lisboa que você não pode deixar de visitar. Continue lendo!
Top 10 museus para conhecer em Lisboa
10. Museu do Fado

O Museu do Fado abriu ao público em 1998 e conta com espólios de diversos autores, artistas e personalidades que participaram da história do estilo musical.
O objetivo é exaltar o valor do Fado como símbolo da cidade de Lisboa, que contribui bastante para a história cultural de todo o país.
9. Museu do Design e da Moda

O Museu do Design e da Moda, também conhecido como MUDE, é dedicado a expressões do design, com espaços dedicados ao convívio, criação e educação.
Inaugurado em 2009, o museu conta com exposições fixas e temporárias, e é um local que é referência em arte, moda e design.
8. Museu de Arte e Arquitetura

Inaugurado em 2016, o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia nasceu com o compromisso de discutir o futuro de forma criativa e responsável.
Elaborado pelo estúdio de arquitetura londrino AL_A, o edifício já é uma atração por si só, e ainda conta com diversas coleções e exposições.
7. Museu da Cidade

A história do Museu da Cidade começou em 1909, e hoje, após várias mudanças estruturais e conceituais, tem como objetivo exaltar a identidade cultural, social, econômica, política e antropológica de Lisboa.
As exposições trazem uma reflexão sobre a evolução da história e da sociedade portuguesa através da herança multicultural.
6. Museu Nacional do Traje

Para os amantes de história e moda, o Museu Nacional do Traje divulga os mais importantes trajes históricos, mostrando a evolução no modo de se vestir desde o século XVIII até os dias atuais.
O museu está localizado no Palácio Angeja-Palmela, que também conta com uma vasta área externa e verde.
5. Museu Nacional dos Coches

O museu dos Coches é como uma passagem para outra época. O local abriga as coleções de carruagens mais importantes do mundo, datadas do século XVII, XVIII e XIX. Se você gosta de passeios históricos e peças de época, não pode deixar de conferir.
Além da coleção de carruagens, que conta com itens pertencentes a Felipe III da Espanha e Papa Clemente XI, o museu tem um espaço dedicado à conservação e restauro.
4. Museu Nacional do Azulejo

Os azulejos fazem parte da expressão artística e cultural de Portugal. Então, nada melhor que um museu dedicado a isso. Nele, você vai descobrir um pouco da história e tradição por trás dos azulejos e os diferentes estilos da peça.
O museu foi criado em comemoração ao quinto centenário do nascimento da Rainha D. Leonor. O destaque da coleção é um painel de azulejos que representa Lisboa antes do terremoto que ocorreu em 1755.
3. Museu Calouste Gulbenkian

O Museu Calouste Gulbenkian foi criado com o objetivo de reunir as mais de seis mil peças de Calouste Sarkis Gulbenkian, um grande colecionador de arte, filantropo e homem de negócios.
Considerada uma das mais importantes coleções privadas de arte, é possível passear por mais de cinco mil anos de história através das obras e exposições.
2. Museu Coleção Berardo

A Coleção Berardo é o principal museu de arte moderna e contemporânea de Portugal. É considerado o maior polo de arte moderna e contemporânea do país, e apresenta obras de grandes nomes da modernidade, como Pablo Picasso, Marcel Duchamp e Max Ernst.
O museu é um convite para a reflexão sobre este período da história da arte. Além da coleção fixa, também é possível visitar as exposições temporárias.
1. Museu Nacional de Arte Contemporânea

Fundado em 1911, o Museu Nacional de Arte Contemporânea possui um amplo acervo que conta a história e a criação artística de Portugal desde 1850 até os dias atuais. O local foi atingido por um incêndio em 1988, e reabriu em 1994 após restauração e ampliação feitas pelo arquiteto francês Jean-Michel Wilmotte.
A visita é obrigatória para quem gosta de arte. São diversas peças dos movimentos românticos, naturalistas, modernos e contemporâneos. Além das visitas guiadas, há sempre novas exposições para conhecer.
Está com viagem marcada para Portugal? Além de visitar estes museus em lisboa, não deixe de conferir o nosso Top 10 destinos para compras em Lisboa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário