O Rio de Janeiro é conhecido por suas praias, mas também possui uma grande variedade de opções de parques e florestas para quem quer ter um contato mais próximo com a natureza.
Confira, então, 10 parques no Rio de Janeiro para colocar no seu roteiro de viagem.
10. Parque Municipal da Catacumba
9. Parque Estadual da Pedra Branca
8. Parque Natural Chico Mendes
7. Parque dos Patins
6. Bosque da Barra
5. Quinta da Boa Vista
4. Parque Nacional da Tijuca
3. Parque Lage
2. Aterro do Flamengo
1. Jardim Botânico
Top 10 parques para conhecer no Rio de Janeiro
10. Parque Municipal da Catacumba

Às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, o Parque da Catacumba é uma área reflorestada que abriga uma enorme diversidade de plantas e flores. A parte baixa do parque é ideal para caminhadas e piqueniques, já a parte alta conta com uma mata mais densa.
É possível aproveitar ainda atividades como arvorismo, rapel, tirolesa e escalada, administradas por uma empresa privada que atua no local.
9. Parque Estadual da Pedra Branca

O Parque Estadual da Pedra Branca é um dos maiores parques urbanos do mundo e a maior floresta urbana do Brasil. São 12.500 hectares, passando por diversos bairros, onde é possível realizar trilhas e visitar exposições.
Além disso, o passeio também conta com cachoeiras, como a Cachoeira do Barata (disponível para banho) e espaços dedicados à escalada. Por ocupar 10% da área total do Rio de Janeiro, existem vários pontos de acesso.
8. Parque Natural Chico Mendes

O Parque Natural Municipal Chico Mendes está localizado na zona oeste do Rio de Janeiro e é conhecido como lar dos jacarés-de-papo-amarelo, espécie ameaçada de extinção que se encontra na lagoa do parque.
São mais de 44 hectares para realizar trilhas, apreciar a natureza enquanto caminha, praticar corrida e fazer trilhas.
7. Parque dos Patins

O Parque dos Patins está localizado às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas e é cercado de possibilidades para praticantes dos mais variados esportes, como patinação, ciclismo e skate. Inclusive, o parque recebe o festival Oi Vert Jam, com os principais skatistas verticais do mundo.
Para quem viaja com crianças, o parque tem uma estrutura ótima para os pequenos, com brinquedos, escorregas e balanços.
6. Bosque da Barra

Localizado na zona oeste do Rio de Janeiro, o Bosque da Barra conta com 50 hectares de uma ampla área verde para um contato bem próximo com a natureza.
Além dos caminhos arborizados perfeitos para corridas e caminhadas matinais, também é possível interagir com a fauna local, como borboletas, capivaras, e bichos preguiça. No lago do parque, você pode observar jacarés-de-papo-amarelo em seu habitat natural.
5. Quinta da Boa Vista

A Quinta da Boa Vista é um dos parques mais tradicionais do Rio. São mais de 155 mil metros quadrados com áreas verdes, museus e jardins criados pelo paisagista francês Auguste Glaziou.
O local é perfeito para os famosos piqueniques de final de semana, mas também para dar uma volta de pedalinho pelo lago.
4. Parque Nacional da Tijuca

As Florestas da Tijuca foram declaradas florestas protetoras em 1861 por D. Pedro II, e desde então tem como foco o reflorestamento e regeneração da vegetação.
O lugar é dividido entre Floresta, Serra da Carioca e Pedra Bonita, e proporciona atividades tanto para quem quer relaxar ao ar livre e fazer um piquenique, quanto quem busca mais adrenalina, como voo livres, escaladas e trilhas.
3. Parque Lage

O Parque Lage é um lugar cheio de história. Originalmente um engenho de açúcar, o parque foi projetado em 1840 por John Tyndale, responsável por trazer uma atmosfera romântica européia junto com a floresta nativa da Mata Atlântica.
O Parque já é uma atração por si própria, com amplos espaços verdes, lagos e ilhas artificiais, cavernas e aquários. Mas, para quem busca algo mais, o local ainda abriga o Bistrô Plage, famoso pelo seu delicioso café da manhã.
2. Aterro do Flamengo

O Aterro do Flamengo é um dos maiores complexos de lazer da cidade. Localizado entre o centro da cidade e Botafogo, a ampla área verde é perfeita para quem busca passar um dia ao sol, fazer um piquenique e reunir amigos e família.
Para os praticantes de esporte, as pistas são fechadas aos domingos e feriados, tornando-se o cenário perfeito para andar de bicicleta, skate, patins e praticar corrida.
1. Jardim Botânico

O Jardim Botânico no Rio de Janeiro proporciona um passeio completo com estufas, jardins e coleções temáticas. É possível passear por seus mais de 200 anos de existência através de suas construções e obras de arte.
Fundado por D. João, o Jardim Botânico é uma das opções mais populares para quem quer passar um tempo ao ar livre cercado pelo verde da cidade maravilhosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário