A Itália é um dos principais destinos do mundo, que proporciona uma experiência cultural e gastronômica única. Suas massas, queijos e molhos são famosos pelo mundo inteiro, além de serem sinônimo de mesa farta e ingredientes de qualidade. Se está planejando sua próxima viagem para este país, não deixe de experimentar estes 10 pratos da culinária italiana.
10. Arancino
9. Cannoli
8. Tiramisú
7. Ossobuco
6. Risotto
5. Bruschetta
4. Ravioli
3. Lasagna
2. Spaghetti
1. Pizza
Top 10 pratos da culinária italiana para experimentar na sua próxima viagem
10. Arancino
O arancino é uma receita italiana bastante similar com o bolinho de arroz brasileiro. A receita leva arroz especial para risoto e recheio de ragu e queijo. Então, deve ser empanado e frito.
É um prato típico da região da Sicília e tem esse nome porque tem formato similar a de uma laranja (arancia, em italiano.
9. Cannoli
Se você nunca provou um Cannoli, certamente lembra dessa famosa sobremesa citada no filme O Poderoso Chefão. O famoso doce da região da Sicília é uma massa crocante recheada com creme de doce de ricota de leite de ovelha, podendo conter outros ingredientes complementares, como gotas de chocolate.
Sua origem é um tanto erótica. Segundo a lenda local, o primeiro cannolo (cannoli no singular) foi feito pelas amantes de um emir árabe para celebrar a sua potência sexual.
8. Tiramisú
Essa sobremesa italiana é bastante conhecida em todo o mundo. Feita a base de chocolate, café, biscoito e creme de mascarpone, pode ser encontrada em quase todos os restaurantes italianos.
A origem é incerta, dividindo-se entre as cidades de Florença e Treviso no final do século 16.
7. Ossobuco
Com origem em Lombardia, região no norte da Itália, o Ossobuco é um corte de músculo da perna traseira do boi. Sua preparação leva horas, num molho com vinho, legumes e temperos, até que esteja macio para consumo.
Por ser um corte menos nobre e ter o preço mais acessível, o ossobuco se tornou bastante popular também entre os brasileiros.
6. Risotto
O Risotto surgiu no norte da Itália, em Lombardia, por volta do século 11. A receita original é feita com arroz do tipo arbóreo para um resultado mais cremoso. Também é um prato com bastante variação, podendo levar variados ingredientes e acompanhamentos na receita.
Não se sabe ao certo a origem do prato, mas a tradição conta que um cozinheiro colocou, sem querer, muito açafrão no arroz durante um casamento. Assim, foi servido o risotto amarelo, que agradou os convidados.
5. Bruschetta
A Bruschetta nada mais é do que um pão italiano, assado e tostado, com queijo parmesão, tomates e manjericão.
A receita varia em cada região da Itália, seja o pão ou as guarnições, então se for visitar mais de uma regiões da Itália, vale a pena experimentar mais de uma vez.
4. Ravioli
O Ravioli é uma massa recheada feita com ovo e farinha de trigo. Seu recheio pode ser dos mais diversos sabores, geralmente feito de carne, queijos ou vegetais.
O prato nasceu na Ilha da Sicília.A princípio, eram servidos sem recheio, sendo aprimorado por volta do século 12 e 13.
3. Lasagna
A origem da lasanha é incerta, mas foi no século 16 que na cidade de Bologna, na Itália, que o prato construído em camadas de recheio e massa foi estabelecido.
Também bastante conhecido no Brasil, a lasanha é um prato que pode ser feito com diversos recheios, mas o mais popular é o ragu, molho de carne moída.
2. Spaghetti
O Spaghetti é um prato italiano bastante consumido também no Brasil, que pode ser preparado com uma grande variedade de molhos. O mais comum é o ragu, popularmente conhecido como carne moída.
Apesar de ter surgido no Oriente Médio, foram os italianos que o batizaram e evoluíram a receita. Para experimentar esta receita na Itália, procure uma trattoria especializada.
1. Pizza
Pizza é um dos pratos da culinária italiana mais democráticos, afinal, todos gostam de pizza! E isso se deve muito à versatilidade, uma vez que a massa pode ser feita de diversas formas e podem também ser usados os mais variados recheios, agradando inclusive vegetarianos e veganos.
Na Itália, a pizza se popularizou em Nápoles. O sabor mais tradicional do país é a Margherita.
Veja também: Top 10 melhores restaurantes em Paris
Nenhum comentário:
Postar um comentário